Qual o significado do cânhamo industrial para os dias atuais?

Você sabia que é possível produzir tecidos de canhâmo, com fibras até melhores que as de algodão?

 

Sabia que o as sementes de cânhamo têm proteína e ômega 3 e 6 ?

Hemp ou Canhâmo , nada mais é que uma variação da Cannabis Sativa, utilizada há muitos séculos como fornecedora de fibras para diversos ramos da industria. Mas geralmente, a quantidade de THC presente no canhâmo não é suficiente para satisfazer a qualquer maconhista. Os níveis de THC geralmente são de 1% , 2% ... enquanto que em um bom exemplar da tradicional flor da canábis os níveis são acima de 15% .

Os primeiros livros impressos, a Bíblia, a constituição dos EUA, as cordas e as velas dos navios que integraram o mundo com as grandes navegações, tudo isso foi possível com a ajuda do canhâmo. Uma fibra super resistente e de fácil cultivo.

Nos campos da Virgínia nos EUA, da Argentina, do Brasil , da China e da Rússia são apenas alguns exemplos de onde se plantava canhâmo em escala industrial. E  na verdade, na Rússia e na China até hoje se planta. [Em 2012 a Ucrânia foi o quarto maior produtor mundial de semente de cânhamo após a França, a China e o Chile, segundo a Organização das Nações Unidas.]

Mas nem o baixo teor de THC, nem suas infinitas utilidades foram suficientes para livrar o canhâmo da repressão. Hoje em dia em grande parte do mundo uma plantação de canhâmo industrial é tão ilegal quanto uma plantação de manga-rosa.  E há quem diga que o motivo de tanta perseguição seja porquê o HEMP pode substituir grande parte das industrias mais rentáveis e danosas ao meio ambiente de uma maneira renovável e limpa ainda por cima.

 

O canhâmo pode ser substituto de para tudo que é feito de petróleo, algodão , ou papel ...

A polpa de celulose a partir do cânhamo pode ser usada para fazer o papel que dura 100 vezes mais do que papel de madeira.

Ao contrário do eucalipto (árvore que pode levar mais de 30 anos para estar pronta para colheita), o cânhamo está pronto para ser usado em cerca de 4 meses. Um campo de cânhamo fornece a mesma quantidade de polpa que quatro campos de árvores.

O papel feito com Cânhamo não amarela nem se torna frágil, pois ele já é naturalmente livre de ácidos. O cânhamo pode ser reciclado até 7 vezes, enquanto o papel de polpa de madeira só pode ser reciclado 4 vezes no máximo. Sem mencionar que milhões toneladas de poluição tóxica são jogadas no ar e água todos os anos durante a produção de papel de madeira e celulose. O papel de cânhamo não precisa ser clareado com cloro, pode ser usado peróxido de hidrogênio para esse processo, o qual é muito mais seguro para a água e solo da terra.

Para a fabricação de tecido, o cânhamo é uma ótima escolha, pois não se desgasta e torna-se mais suave a cada lavagem. A plantação requer um baixo nível de pesticidas e herbicidas, o que não só é ótimo para o meio ambiente, mas também para o uso do produto final (uma vez que não será prejudicial para a pele). Um hectare de cânhamo vai produzir tanto material quanto três hectares de algodão.

 

O tecido produzido a partir de sua fibra é capaz de manter você fresco no calor e quente no inverno, sendo conhecido por ser até 4 vezes mais quente que o material de algodão. E como se já não existissem fatos surpreendentes suficientes, ele ainda retarda o fogo. Dessa forma o cânhamo se diferencia da maioria dos outros tecidos, vestuários, roupas de cama, que necessitam ter adicionados produtos químicos repelentes de fogo – o que é um grande bônus.

Você sabia que Henry Ford fez um carro com material mais leve que aço capaz de suportar 10 vezes mais o impacto sem amassar? Pois é, foi feito de Cânhamo.

Henry Ford sonhou um dia que os carros nascessem do solo. A companhia Ford, depois de anos de investigação, produziu um carro cuja carroceria era feita de plástico. Essa carroceria rija era feita em 70% de fibra celulose de cânhamo. Este plástico resistia a pancadas 10 vezes mais do que o aço sem ficar com marcas! O seu peso também era 2/3 do peso de um carro normal, sendo assim mais econômico.

Henry Ford foi então obrigado a usar o petróleo devido à proibição do cânhamo.

O Hemp pode ser utilizado em vários tipos de materiais de construção, como hempcrete, fiberboard, carpetes, conexões, isolamento, e plástico por exemplo. Não é apenas o meio ambiente que se beneficia com as construções de cânhamo, mas também o ser humano. As paredes feitas de cânhamo são resistentes a fogo e também a ácaros, pragas e mofo. Além disso, as construções feitas de cânhamo retiram CO2 do ar e endurecem conforme passa o tempo.

Paredes feitas de cânhamo podem durar até 500 anos! Uma grande contribuição para a sustentabilidade. Plásticos feitos de Hemp podem substituir totalmente os plásticos feitos de petróleo usados hoje em dia, que contém um alto nível de componentes químicos, como por exemplo o bisfenol.

Agora veja essa: se todos os nossos plásticos fossem feitos à partir do cânhamo, e você comprasse algo que veio com embalagem feita desse plástico, você poderia jogá-la na terra como composto, pois plásticos de cânhamo são completamente biodegradáveis.

O Cânhamo pode ser utilizado para fazer combustível de duas formas: o óleo de sementes do cânhamo processada, podendo assim ser transformado em biodiesel ou o caule fermentado que pode ser transformado em etanol e metanol.

O biodiesel é totalmente biodegradável e um combustível muito mais limpo para o ar. Mesmo o escape produzidos pela queima do biodiesel de cânhamo tem um cheiro agradável. Embora o Cânhamo não seja a melhor alternativa ao combustível que se encontra disponível, ele pode ser usado temporariamente, pois pode ser utilizado em todos os veículos existentes hoje, sem fazer quaisquer alterações. Ambas as formas de combustível de Cânhamo não são tóxicas e são totalmente biodegradáveis.

As sementes de Cânhamo são conhecidas por serem as mais nutritivas do planeta –

Junto com magnésio, potássio, fibras e quase todas as vitaminas que o corpo precisa, as sementes de cânhamo contém grandes quantidades de ômega 3 e 6, ácidos graxos essenciais – são as únicas a conter sozinha os dois juntos.

As sementes de cânhamo são muito ricas em proteínas (cerca de 25% ). Essas sementes possuem um sabor semelhante à noz, podendo ser usada em diversas receitas à seu gosto.

Porque não usar apenas produtos naturais e biodegradáveis? Testes Europeus, indicam que os produtos de limpeza com agentes naturais baseados no óleo da semente de cânhamo trabalham de modo igual ou melhor do que outros baseados em óleos como: coco, soja e canola. Os produtos baseados em cânhamo podem limpar tudo desde janelas e mobílias, a motores de aviões a jacto. O óleo de cânhamo é um candidato para várias aplicações industriais onde é usado o óleo de linhaça.

O óleo de cânhamo contém agentes de secagem naturais usados nas tintas, nos vernizes e isolantes, que tornam a madeira altamente resistente á água. De facto, a partir de 1937, todas as pinturas de qualidade foram feitas com uma base de óleo de cânhamo.

Compartilhando esse artigo nas suas redes você deixa todo mundo saber que a cannabis salva vidas! E que é muito fácil cultivá-la e não financiar o tráfico armado.

Confira Também !

Diga Adeus ao

Frio no

Cultivo

QUAL A DIFERENÇA ENTRE

LEGALIZAR

LIBERAR

DESCRIMINALIZAR

REGULAR ??

© desde 2015 PazInfinita.com